terça-feira, 22 de maio de 2012

Nos bastidores... muito trabalho!

O Coletivo Fita Amarela tem uma equipe fixa pequena, os cinco que tentam dar conta de planejar, divulgar e executar eventos, intervenções, momentos de expressão de arte e cultura rio-grandinas, com o apoio de diversos e dedicados colaboradores. É óbvio que qualquer ação deste grupo contempla minimamente o tanto de coisa boa que a cidade produz, mas é tentativa. As vezes é acerto, as vezes não. É sempre aposta. Fato é que quando a gente se mobiliza para atender a proposta de pelo menos duas atividades por mês, sempre abertas a quem quiser chegar, outras pessoas também se movimentam: para prestigiar, para criticar, para fazer junto conosco ou do seu jeito. É assim que, acreditamos, a vida da cidade ganha em qualidade, quando as pessoas se envolvem e se mexem.

Quando estamos em silêncio e, eventualmente, o blog não tem postagem nova ou nossos flyers virtuais não estão sendo compartilhados nas redes socias, não é porque jogamos a toalha. Estamos planejando, trabalhando para colocar novidades na rua, para criar espaços de apreciação de arte, de discussão e de participação dos rio-grandinos cada vez maiores e fortalecidos. Se estivermos quietos, é caso de desconfirar, de ficar de prontidão. A qualquer momento deve pintar algo novo.

Na semana passada, na terça-feira, tivemos o primeiro Ensaio Aberto no Espaço Fita Amarela/Mundo Moinho. A ideia segue sendo o palco livre para músicos experimentarem seu trabalho com as portas abertas. O clima é de ensaio, o momento é de propor arranjos e composições, fazer ajustes de performance, é de estudo e de preparo. O público que passar por ali, convidado ou não, é bem-vindo e colabora com os sentidos. A resposta ao artista é imediata. Logo as fotos da primeira edição virão para cá.

O Ensaio Aberto acontece quinzenalmente e é intercalado com o Sexta Cover. A proposta do último é um pouco diferente: o palco é livre também, mas nessa oportunidade os músicos guardam o trabalho autoral e apresentam versões, improvisos, releituras de canções de qualquer estilo, ritmo ou tribo. Vale do rock ao samba, do hip hop ao instrumental. O propósito é promover o encontro, estimular o entrosamento musical entre os artistas, criar espaços de conversa e de troca, valorizar a parceria. Os meninos do Fita chamam de Jam...

Nesta quarta-feira o colunista Paulo Olmedo estreia  sua coluna literária, a Letra Amarela, com a promessa de provocar reflexões, de estimular a nossa fome de ler. Na sexta-feira, 25, tem a segunda edição do Sexta Cover, às 20h, no Espaço Fita Amarela/Mundo Moinho. Aparece! Para dar uma canja ou aplaudir os artistas locais que estiverem por lá.

2 comentários:

  1. Fui hoje pela primeira vez, e nossa! É muito legal. Vale muito a pena ir, de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Karina, que bom! Adoramos a tua companhia. Volta sempre. :D

    ResponderExcluir