quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

2013

O ano ímpar, nosso terceiro de trabalho, começa cheio de novidade por aqui. Casa nova, projetos novos e parcerias novas vem por aí para qualificar o trabalho e a proposta do Coletivo Fita Amarela. Estivemos quietos desde o último Toca Fita, em dezembro de 2012, mas agora voltamos para fazer barulho, para continuar colaborando com a arte e a cultura da cidade.

CASA NOVA
O Espaço Fita Amarela, antes localizado no segundo piso da  loja 25 do Figueiras Shopping, agora ganhou uma sala maior e mais bacana, no endereço novo da Mundo Moinho, na rua General Câmara, 401, esquina Duque de Caxias. Em breve, inauguração.

APOIO



O Fita Amarela tem acompanhado as discussões no Facebook e nos blogs rio-grandinos sobre a questão da Festa do Mar e seus critérios para contratação de músicos e pagamento de cachê e ajuda de custo no evento. Discutir arte e cultura no município (e criar lugares para esse debate) é um dos nossos principais objetivos. Entendemos que conversar a respeito dessa questão, urgente e necessária, provoca e encaminha uma série de outras conversas sérias dos segmentos culturais com o poder público e com os empresários da região, fortalecendo os grupos artísticos, gerando movimentos organizados, expressando mais articulações do que vozes dispersas, estabelecendo, enfim, uma cultura de diálogo que nos faz avançar no sentido de valorização e de respeito da classe artística. E muito. Nesse sentido, apoiamos a campanha lançada pelo Bozzeti, do Gotas de Ácido, na blogosfera. A luta é antiga, mas a organização e a força que o movimento tem ganhado são absolutamente novas por essas bandas. Estamos nisso até os cabelos.



PROJETOS
Além dos projetos antigos Toca Fita, Ensaio Aberto, Sexta Cover e o grande espetáculo anual, os fitas retomam as reuniões nas próximas semanas para planejar o calendário de atividades 2013. Diversas propostas novas nas áreas de Literatura, Teatro, Cinema e Artes Gráficas já estão alinhavadas. Logo divulgaremos.

MUNDO MOINHO - de Casa do artista independente a Casa das Artes



Parceira e apoiadora imediata das ações do Coletivo Fita Amarela, a Mundo Moinho, que até então tinha a proposta de produtora musical com unidade móvel de gravação,  ampliou um tantão seu alcance, mas segue com os mesmos objetivos. A nova casa contará com sala técnica e espaço cultural, que conjuga bar e sala de gravação ao vivo. A unidade móvel segue valendo. O melhor de tudo: o Coletivo irá ocupar o espaço cultural com eventos abertos ao público, como shows, oficinas, palestras, etc, nos dias em que não houver programação de bar da Mundo Moinho. O que isso significa: desatamos um dos nossos principais nós, que era descolar lugares para promover as ações culturais. Agora temos um ponto de referência. Pode chegar!

INAUGURAÇÃO
A Mundo Moinho [e o Espaço Fita, por extensão] abre suas portas nos próximos dias. Assim que tivermos as informações sobre a inauguração da Casa, avisamos aqui em primeira mão.

2 comentários:

  1. Estou muito feliz com o que li neste post. Um novo ponto de encontro cultural, principalmente onde exista liberdade de expressão e de estilos, naturalmente respeitados os direitos alheios, é muito importante na nossa cidade.
    Certamente, quando o local estiver aberto irei visitá-lo.
    Que todos os projetos de vocês possam se concretizar. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Junta forças conosco, Adriane. O Coletivo está aberto e em seguida os projetos na área da literatura vão começar a aparecer. Vamos precisar de ti, te prepara! Um abração, querida. Ass: Andréia Pires, pelo grupo.

    ResponderExcluir