domingo, 19 de maio de 2013

Invitro: Laboratório de Escrita Criativa - Regulamento



O Projeto
A expressão “In vitro”, do latim, conceitua procedimentos biológicos desenvolvidos em ambientes controlados e fechados de laboratório e normalmente em recipientes de vidro. O projeto “Invitro – laboratório de escrita criativa”, do núcleo literário do Coletivo Fita Amarela, apropria-se dessa ideia do mundo da ciência e a movimenta no campo da produção literária para propor diálogos entre pessoas interessadas em questões de leitura, de escrita e de circulação da Literatura. A intenção é que a partir dos encontros, o grupo experimente e se expresse de maneira colaborativa, compartilhe vivências artísticas, discuta processos criativos e elabore novas obras individuais e/ou coletivas, evidenciando o potencial literário dos participantes.

Dinâmica
Os encontros do grupo serão realizados quinzenalmente, às segundas-feiras, das 20h às 22h, no bar Mundo Moinho (General Câmara, 401, esquina Duque de Caxias), de junho a dezembro, totalizando 15 reuniões. Com exceção do encontro inicial, que será destinado ao acolhimento dos participantes e apresentação do projeto, as demais segundas irão se alternar entre proposta de exercício de escrita e apresentação da produção criativa. Os membros do núcleo literário do Coletivo Fita Amarela serão responsáveis por coordenar as reuniões, que terão suporte e acompanhamento virtual no grupo homônimo no Facebook.

A cada exercício realizado, o coordenador elegerá a produção que mais bem atendeu ao proposto para ser publicada na coluna Invitro, no blog do Fita. A periodicidade da coluna poderá ser acordada no grupo, ficando as segundas-feiras disponíveis para postagem do projeto. Além da coluna no blog do Fita, o projeto propõe ainda a organização de uma publicação coletiva (digital ou impressa) como registro do trabalho e, pelo menos, uma intervenção literária planejada no grupo.

Cronograma
Encontro
Proposta
10/06
Acolhimento aos participantes e apresentação
24/06
Proposição de exercício de escrita
08/07
Apresentação da produção
22/07
Proposição de exercício de escrita
05/08
Apresentação da produção
19/08
Proposição de exercício de escrita
02/09
Apresentação da produção
16/09
Proposição de exercício de escrita
30/09
Apresentação da produção
14/10
Proposição de exercício de escrita
28/10
Apresentação da produção
11/11
Proposição de exercício de escrita
25/11
Apresentação da produção
09/12
Avaliação e Fechamento
23/12
Avaliação e Fechamento

Inscrições
São oferecidas dez vagas. As inscrições estão abertas no período de 20 a 30 de maio. Para realizar a inscrição é necessário enviar mensagem com o título “Invitro” para o e-mail contatofitaamarela@gmail.com, com as seguintes informações em anexo:
  •          Um texto literário autoral (poema, conto ou crônica).
  •          Uma fotografia do participante.
  •          Um parágrafo biográfico (incluindo lista de links de exemplos do trabalho disponíveis para acesso e/ou contato na web, se houver, tais como site, blog, Facebook, Twitter, etc.).

As vagas serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrições recebidas por e-mail. A relação de participantes terá publicação no blog do Fita no dia 31 de maio. Os encontros começam no dia 10 de junho.

Organização
O Núcleo Literário do Coletivo Fita Amarela é composto por Andréia Pires, Giliard Barbosa, Paulo Olmedo, Volmar Camargo Junior e Ju Blasina, responsáveis pela realização do projeto Invitro.

                                                                                                                                             Realização
      


2 comentários:

  1. Maldita falta de tempo!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que Rio Grande tem jovens dinâmicos com propostas tão interessantes e importantes como esse e outros tantos projetos do Coletivo Fita Amarela. Parabéns! Estamos precisando de pessoas e exemplos assim.Continuem!
    Sou muito fã de todos vocês!!!

    Projeto:DEZ!!

    ResponderExcluir